Barcos e remos
Os barcos de competição de remo são longos e finos a fim de reduzir ao mínimo a resistência da água. O atleta senta-se em um assento que desliza sobre trilhos fixados na estrutura do barco, acima do nível da água.
Originalmente construídos em madeira, os barcos hoje são quase todos feitos de materiais compostos de fibra de carbono ou vidro, e em alguns casos artesanais em madeira, que lhes conferem vantagens no peso e resistência dependendo do material.
Existem vários tipos de barcos, que são classificados de acordo com:
• Número de remadores: nas modernas competições, um, dois, quatro ou oito atletas;
• Já os tipos de remo diferem-se em palamenta simples onde cada remador segura apenas um remo com ambas as mãos e mais longo ou palamenta dupla onde cada atleta segura um remo em cada mão. O remo segurado pela mão direita é chamado de bombordo e o segurado pela mão esquerda, boreste.
• Timoneiro: barcos com timoneiro, na proa ou na ré do barco (frente ou parte traseira do barco), ou barcos sem timoneiro;
Assim, existem oito classes de barcos, sendo três de palamenta dupla e cinco de palamenta simples, conforme a tabela a seguir: