Conheça a modalidade

Barcos e remos

Os barcos de competição de remo são longos e finos a fim de reduzir ao mínimo a resistência da água. O atleta senta-se em um assento que desliza sobre trilhos fixados na estrutura do barco, acima do nível da água.
Originalmente construídos em madeira, os barcos hoje são quase todos feitos de materiais compostos de fibra de carbono ou vidro, e em alguns casos artesanais em madeira, que lhes conferem vantagens no peso e resistência dependendo do material.

Existem vários tipos de barcos, que são classificados de acordo com:

Número de remadores: nas modernas competições, um, dois, quatro ou oito atletas;

• Já os tipos de remo diferem-se em palamenta simples onde cada remador segura apenas um remo com ambas as mãos e mais longo ou palamenta dupla onde cada atleta segura um remo em cada mão. O remo segurado pela mão direita é chamado de bombordo e o segurado pela mão esquerda, boreste.

Timoneiro: barcos com timoneiro, na proa ou na ré do barco (frente ou parte traseira do barco), ou barcos sem timoneiro;

Assim, existem oito classes de barcos, sendo três de palamenta dupla e cinco de palamenta simples, conforme a tabela a seguir:

PALAMENTA DUPLA

Símbolo

Nome do barco

Comprimento

Peso

Representação

Característica

1x

Single skiff

8.2m

14 kg

 

2x

Double skiff

10.4m

27 kg

4x

Four skiff

13.4m

52 kg

PALAMENTA SIMPLES

Símbolo

Nome do barco

Comprimento

Peso

Representação

Característica

2-

Dois sem timoneiro

10.4m

27kg

2+

Dois com timoneiro

10.4m

32kg

4-

Quatro sem timoneiro

13.4m

50kg

4+

Quatro com timoneiro

13.7m

51kg

8+

Oito com timoneiro

19.9m

96kg

Barcos de iniciação e lazer

Existem ainda barcos de iniciação e lazer, sendo o principal a embarcação chamada de “Canóe”, fabricado em fibra de vidro para um remador. Esse barco tem formato mais largo e mais estável, o que facilita o aprendizado do esporte.

Remo Indoor

O remo indoor, utilizado em um aparelho chamado rergômetro permite a simulação do movimento da remada e tem se tornado bastante conhecido nos últimos anos. Proporciona um excelente meio de avaliação da condição física dos atletas bem como uma opção para treinamento quando as condições climáticas não permitem que o treino seja realizado na água.

Em Santa Catarina os aparelhos são usados em academias, box´s de Cross Fit, bem como pelos clubes de remo. As competições de remoergômetro têm se tornado bastante difundidas e muitos atletas se dedicam apenas a essas competições, sem necessariamente serem atletas do esporte do remo.